sexta-feira, 10 de julho de 2009
Capela do Morumbi - São Paulo, SP
A capela do Morumbi que na verdade ninguém sabe se foi realmente uma capela, um paiol, ou qualquer coisa diferente, pertencia a Fazenda Morumbi, produtora de chá-da-índia. A Casa da Fazenda, hoje um restaurante, seria sua casa-sede.
Foram descobertas ruínas na antiga Fazenda do Morumbi quando ainda pertenciam a Cia Imob. Morumby e para valorizar os terrenos a Cia contratou o escritório de arquitetura de Gregori Warchavchik para realizar um trabalho de reconstrução.
A reconstrução desta capela foi feita em paredes de alvenaria preservando-se a parte original em Taipa de Pilão. Por isto não se pode chamar este trabalho de restauração.
O terreno onde se encontrava a suposta capela foi doado ao município. E somente em 1980 foi aberta à visitação.
Nos fundos do terreno da capela possuia um mirante que dava um belissíma visão das mansões do Morumbi. Hoje, o terreno é tomado por vegetação para permitir uma maior privacidade aos vizinhos.
Hoje a capela abriga exposições temporárias e eventos e faz parte de uma das 12 casas históricas do Museu da Cidade de São Paulo.
Atualmente a exposição está com os trabalhos de José Spaniol onde o seu principal trabalho é a obra Tímpano: uma peça circular feita em taipa de pilão, a mesma técnica utilizada na construção da capela.
Assim que você entra no espaço um dos monitores vem recepcioná-lo e orientar sobre o local e as obras.
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Não há. Tive de deixar o carro na Pça... 200 metros a frente da Capela e voltar andando.
Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/capeladomorumbi.php
Foto da antiga porteira da fazenda do Morumbi (vergonhosa a ação dos pixadores no patrimônio da História de SP):
Marcadores:
capela,
capela do morumbi,
fazenda do morumbi,
morumbi,
morumby
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário