Apreciar obras de Di Cavalcanti, Portinari, Volpi, móveis antigos ... tudo isto vai te encantar na Visita ao Palácio dos Bandeirantes. A visita é realizada com guia, a nossa foi super simpática.
O passeio começa com a história da arquitetura do prédio... uma curiosidade que muitos poucos conhecem. Você sabe para que foi construído o atual palácio? E qual foi o desenho que o arquiteto pensou no primeiro momento? Vai lá descobrir... rs
Bom, dentro do palácio a gente se impressiona com tanta obra de arte... todas explicadas pela guia .... a parte do palácio liberada para visitação é no andar Térreo mais as exposições do 1º andar, se optarem.
O legal é que pode-se tirar fotografias de tudo (proibidíssimo utilizar flashs) ... mas eu posto apenas foto da arquitetura e uma visão geral porque acho muito chato ver fotos de tudo que há dentro de um museu, acaba com a expectativa da pessoa que pretende visitá-lo, não é mesmo?
No dia que fiz a visita haviam duas exposições para se visitar:
- A Vida após a Vida - Testemunhas da Passagem - De 18/05 a 02/08/2009 - Museu de Etnologia da USP
Incrível esta exposição. Você vai poder observar peças com muito mais idade do que você imagina. Não perca! E a surpresa fica para o final desta expedição... a guia sabe manter o entusiasmo da galera..
- Sinfonia de um Viajante - Valdir Cruz - Fotografias - De 08/05 a 26/07/2009
Belíssimas fotos da intimidade de uma tribo yanomani no Mato Grosso do Sul mescladas com fotos das Cataratas do Iguaçu no Paraná.
Ao mesmo tempo que a foto mostra a beleza do índio na natureza mostra também as mazelas que muitas vezes nem nos damos conta de que ocorre... impressionante e chocante esta exposição. Folheiem o livro do artista, exposto ao lado do livro de assinaturas.
A vista do mirante do palácio é muito bonita, muitos tons de verde das plantas e o rosa das cerejeiras floridas do jardim formam uma belíssima paisagem. Para passear pelos jardins, ver (e sentir o perfume) das lindas árvores floridas de cerejeiras de perto, além do pau-brasil e ipês ... tem de se agendar a visita com um tempo maior de antecedência (48hs) para que se possa escalar uma escolta (policial) para o grupo.
Escolas podem fazer este passeio, divulguem.
Passeio totalmente gratuito: entrada e o estacionamento (pare o carro no estacionamento do palácio).
Quero voltar para: Visitar o jardim / novas exposições.
Av. Morumbi, 4500
Visitas de Terça à domingo: das 10h00 às 17h00 (as entradas são nas horas cheias)
http://www.acervo.sp.gov.br/
Nota DEZ para este passeio!
domingo, 26 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Capela do Morumbi - São Paulo, SP
A capela do Morumbi que na verdade ninguém sabe se foi realmente uma capela, um paiol, ou qualquer coisa diferente, pertencia a Fazenda Morumbi, produtora de chá-da-índia. A Casa da Fazenda, hoje um restaurante, seria sua casa-sede.
Foram descobertas ruínas na antiga Fazenda do Morumbi quando ainda pertenciam a Cia Imob. Morumby e para valorizar os terrenos a Cia contratou o escritório de arquitetura de Gregori Warchavchik para realizar um trabalho de reconstrução.
A reconstrução desta capela foi feita em paredes de alvenaria preservando-se a parte original em Taipa de Pilão. Por isto não se pode chamar este trabalho de restauração.
O terreno onde se encontrava a suposta capela foi doado ao município. E somente em 1980 foi aberta à visitação.
Nos fundos do terreno da capela possuia um mirante que dava um belissíma visão das mansões do Morumbi. Hoje, o terreno é tomado por vegetação para permitir uma maior privacidade aos vizinhos.
Hoje a capela abriga exposições temporárias e eventos e faz parte de uma das 12 casas históricas do Museu da Cidade de São Paulo.
Atualmente a exposição está com os trabalhos de José Spaniol onde o seu principal trabalho é a obra Tímpano: uma peça circular feita em taipa de pilão, a mesma técnica utilizada na construção da capela.
Assim que você entra no espaço um dos monitores vem recepcioná-lo e orientar sobre o local e as obras.
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Não há. Tive de deixar o carro na Pça... 200 metros a frente da Capela e voltar andando.
Site: http://www.museudacidade.sp.gov.br/capeladomorumbi.php
Foto da antiga porteira da fazenda do Morumbi (vergonhosa a ação dos pixadores no patrimônio da História de SP):
Marcadores:
capela,
capela do morumbi,
fazenda do morumbi,
morumbi,
morumby
Assinar:
Postagens (Atom)