sábado, 17 de março de 2012

Livro Uma breve história do Mundo – Geoffrey Blainey



Concluo com este livro que nossa vida de ser humano é equivalente a um ínfimo de tempo perante a grandiosidade deste supersistema chamado Terra. Nosso tempo de vida, em média 70 anos, não é nada perante os 10.000.000.000 (dez bilhões de anos!!!) da terra. Temos a prepotência de sempre achar que tudo gira ao nosso redor, que somos tão importantes, que podemos decidir quem e o que vive ou morre, mas não somos nada e nosso tempo de história perante a história do mundo, é um grão de areia.

Quantas e quantas transformações já não ocorreram? Quantas eras já se passaram? Quantos impérios? A elevação dos mares, os tsunamis, os terremotos, as movimentações das placas, os impérios que jazem.

O livro narra desde o principio da vida humana na terra iniciada na África. Narra também a formação das comunidades, o auge e a decadência de cada império.

Tem-se a sensação de um espectador diante desta grande retrospectiva que nos fornece questionamentos importantes da história caso as situações fossem inversas ou diferentes, por outros caminhos, como seria? É uma viagem prazerosa pela política, pelo surgimento das religiões, geografia das civilizações com uma linguagem agradável e fácil.

Entendemos o início das principais e mais antigas religiões e o porque de terem surgido, as guerras por território. As maiores e famosas guerras são contadas em sua continuação Uma Breve História do Século XX, mas daí já é uma outra história.

Viajando através de livro.

Recomendo.

Nenhum comentário: