domingo, 2 de agosto de 2009

Fundação Maria Luiza e Oscar Americano - São Paulo, SP

Comece fazendo um passeio pelas verdissímas alamedas observando o nome de cada uma delas. Há muitas árvores e plantas catalogadas e alguns painéis explicativos pelos caminhos que tornam o passeio mais educativo. Há, também, esculturas integradas à natureza... Observe atentamente. Ah, e a altura de algumas árvores é impressionante!

Uma tranquilidade, uma paz, só se ouve o canto dos passarinhos ... que se você não soubesse que está em SP não acreditaria ... Sim, SP tem lugares lindos e mágicos!

Depois da caminhada pelas alamedas chega-se a um pequeno pelayground, ótimo para retomar o fôlego enquanto a criançada se diverte. Dai depois, já se chega a frente da casa... onde fica a entrada da exposição.

Dentro da casa não se pode fotografar, o que é legal, pois tudo que se vê você talvez nunca tenha visto em fotos, então, melhor apreciar ao vivo ... você realmente fica impresssionado. Só indo para conferir a riqueza de objetos de arte e da História do Brasil (exposição permanente). Maravilhoso acervo.

A arquitetura da casa é muito linda e foi feita de modo a se apreciar o entorno cheio de verde, lindo! Vale a pena ir sem pressa e no final do passeio parar para tomar um cházinho no Salão de Chá.



O passeio me atiçou a curiosidade sobre o casal:

Quem foi Oscar Americano?
Oscar Americano de Caldas Filho (São Paulo, 27 de março de 1908 — São Paulo, 15 de junho de 1974 - Morreu com 66 anos). Sobrinho do cientista Dr. Vital Brazil Mineiro da Campanha (do Instituto Butantan), pelo ramo de sua avó paterna, Maria Carolina Pereira de Magalhães, tinha consanguinidade com o Protomartir da Independencia do Brasil, Joaquim Jose da Silva Xavier - o Tiradentes. Foi um engenheiro , mecenas e grande empresário brasileiro dono da empresa CBPO. Em 1974, dois anos após a morte de sua esposa, Dona Maria Luísa Americano, criou a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano onde reuniu importante acervo de obras de arte, móveis e objetos brasileiros de valor histórico, especialmente do periodo Imperial brasileiro.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Americano"

Quem foi Maria Luiza?
Maria Luísa Ferraz Americano de Caldas (Rio de Janeiro, 30 de abril de 1918 — São Paulo, 1972 - Morreu com 54 anos) foi uma mecenas brasileira das artes.
Casou-se em 1937 com Oscar Americano de Caldas Filho, com quem morou numa chácara no então distante bairro do Morumbi. Dedicou sua vida a comprar obras de arte, móveis e objetos brasileiros de valor histórico. Após seu falecimento, seu marido resolveu fundar na casa onde viveram a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Dona Maria Luísa também fez importantes trabalhos filantrópicos na zona leste da capital paulista
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Luisa_Americano"

Só temos a agradecê-los!

Entrada: R$ 10,00 adulto e R$ 5,00 1/2 entrada (estudantes ou crianças menores de 12 anos)
Estacionamento: Não há. Você deixa o carro na rua mesmo. Há um segurança ali na portaria que fica olhando.

Tenho de voltar lá ainda para: Numa tarde para tomar o chá da tarde / Assistir a um concerto no auditório

Nenhum comentário: